Ragga

Ragga é um género de música electrónica criado através de influências do Dancehall, na Jamaica, em meados dos anos 80, sendo Wayne Smith considerado o primeiro a gravar uma música no estilo. O Ragga assemelha-se ao Reggae, porém partes do instrumental (ou a maioria dele) são digitais. O estilo é geralmente associado ao do Dancehall. “Ragga” é a abreviação de “raggamuffin”, originalmente um termo usado pela juventude do Ghetto de Kingston. Por causa dos custos relativamente baixos de ritmos feitos por sintetizadores, o ragga transformou-se na modalidade preferida de muitos produtores Jamaicanos. O ragga não partilha da mesma fé que os rastas usavam para compor um reggae, sendo mais comercial e dançável.

O ragga espalhou-se depois pelo mundo inteiro e foi inclusive em França que nasceu um estilo de Ragga próprio – o Ragga Jam, criado por Laure e patenteado na Broadway após alguns anos de insistência no seu reconhecimento.

Esta dança não exige muita técnica ou controlo, sendo uma dança de estilo mais livre. Tem no entanto os seus passos sociais próprios que cada um interpreta conforme o seu próprio corpo lhe sugere. É uma dança viva e quente de acordo com as suas origens Jamaicanas.