Waacking e Vougeing

Diz-se que o Waacking nasceu nos clubes gay de Nova Iorque quando a comunidade homossexual tentava imitar os movimentos do Locking e lhe conferiu uma dramaticidade extra, assim como fazem hoje em dia os Drag Queens em diversas discotecas. Heterossexuais e homossexuais não frequentavam os mesmos clubes e quando o waacking tentou ser comercializado ele foi adaptado com menos excentricidade para que tivesse maior audiência. O Waacking, primeiramente, não tinha nome. Foi aquando da sua aparição no já referido programa televisivo “Soul Train” que foi assim apelidado. Existe bastante falta de documentação sobre o aparecimento desta dança pelo que se desconhece os seus primeiros influenciadores no entanto os Waack Dancers que ficaram conhecidos no Soul Train foram Tyrone Proctor, Jody Watley, Cleveland Moses e Jeffery Daniel's.

O Vogueing, a par com o Waacking, nasceu na comunidade gay com a imitação de estrelas de cinema e modelos de passerelle imitando as suas poses exageradas e atitudes altivas. O grande “Boom” do Vogueing, como o próprio nome indica, deu-se aquando do aparecimento do teledisco de Madona – Vogue, que exibia diversos bailarinos a dançar poses de revista. O Vogueing é então uma dança de poses que é bastante enriquecida quando complementada com o Waacking.

Estes estilos são hoje dançados sem preconceito tanto por homossexuais como heterossexuais, apesar de apresentarem características bastante femininas.